Para entender o que são corretoras e para que servem, vamos entender por alto o sistema financeiro.

No mercado existem os superavitários e os deficitários. Os primeiros são as pessoas que têm mais dinheiro do que gastam e os últimos sãos os que gastam mais do que têm e portanto, precisam de mais dinheiro.

No meio dos dois existem os intermediadores. O bancos são um bom exemplo. Superavitários emprestam dinheiro para o banco, o banco empresta para o deficitário e cobra um valor pelo empréstimo. Esse valor são os juros que serão o lucro do banco. 

Sim, o banco usa o dinheiro que fica parado na sua conta corrente para fazer mais dinheiro e não te paga nada por isso.

Mas vamos lá! Agora que sabemos o que são intermediadores, corretoras são os “agentes” que intermedeiam o trâmite entre você e a B3. Funciona assim: você, ao criar uma conta na corretora, ganha uma espécie de conta corrente nela. Para começar a investir, basta fazer um TED da sua conta em seu banco para a conta da corretora.

Depois que já tiver dinheiro na corretora você está apto a comprar papéis (ações, fundos e tesouro).

É muito importante saber que as corretoras costumam cobrar algumas taxas como custódia (taxa apenas para manter seu dinheiro na corretora), corretagem (taxa cobrada sobre cada operação de compra e venda) entre outras. 

O Porém, existem algumas corretoras que não cobram tais taxas. Deixo aqui algumas delas como curiosidade, por exemplo a Clear e o Banco Inter (lembrando que eu não sou pago para fazer propaganda para nenhuma delas).

Compartilhe com pessoas inteligentes como você!